ENSINO FUNDAMENTAL

Proposta Pedagógica

Fundamental | Anos Iniciais

Diante dos desafios da contemporaneidade, a organização didático-pedagógica do Colégio Santa Cristina compromete-se com a construção de saberes significativos que permitam ao aluno uma postura ética e crítica no mundo, sendo capaz de ler a realidade social de seu tempo e de transformá-la.

Desenvolver a capacidade de aprendizagem e de competências já mirando no futuro profissional e socioecomocional da criança é um pilar do ensino fundamental em seus anos iniciais. É nessa fase que começa uma sedimentação importante na construção não só intelectual do aluno, mas dos valores e dos planos de vida.

O período de alfabetização, composto pelos 1º e 2º anos, reúne crianças que darão continuidade ao processo de sistematização dos conteúdos e maior formalização das aprendizagens. Nessa etapa da escolarização, as situações de aprendizagem estão voltadas para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de fazer escolhas e elaboração de conclusões. Respeitando essas necessidades e características da faixa etária, equilibramos o cotidiano escolar, de modo que as crianças tenham tempo e espaço para aprender, brincar e estudar. O trabalho escolar com os 3º, 4º e 5º anos objetiva ampliar gradualmente o exercício reflexivo dos alunos, a fim de favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica que lhes possibilite aproximar-se de conceitos mais complexos.

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, com vistas a:

a) Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio de leitura, escrita e cálculo;

b) Fortalecer a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;

c) Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; e

d) Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca em que se assentam a vida social.


Fundamental | Ano Finais

Os Anos Finais do Ensino Fundamental tem como objetivo maior dar continuidade à construção da autonomia intelectual e moral do aluno por meio da apropriação, ampliação e sistematização de diferentes conteúdos, desenvolvendo as capacidades de aprendizagem ligadas ao amplo domínio da leitura e da escrita, bem como o aprofundamento do raciocínio lógico e o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa e interpretação de dados, de forma que possam ser utilizados, pelo aluno, no seu dia a dia, na resolução de diferentes situações e desafios.

Os conhecimentos são organizados por área que exigem um maior nível de especialização. No Santa Cristina, o material didático adotado, Bernoulli Sistema de Ensino, está alinhado com as mudanças de currículo propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os textos e as atividades propostas nos livros levam à reflexão e à solução de problemas cotidianos e contribuem com a educação transformadora que os desafios da contemporaneidade requerem.

O uso da tecnologia é tomado como um instrumento de aprendizagem constante, fazendo com que o estudante tenha o conhecimento à sua mão e que dele saiba fazer bom proveito.


________________________________________________________________________________________________________________________

Nossos projetos

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image